noneA carregar...
Saltar para o conteúdo

PALOP´s analisam quadro fiscal de médio prazo

Por  Minfin | 14/03/2017 12:09

Técnicos dos Ministérios das Finanças e Planeamento dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa – PALOP estão reunidos para troca e partilha de experiência na área de gestão financeira pública.

Orientada por especialistas do Fundo Monetário Internacional (FMI), a reunião tem por objectivo aprimorar as competências técnicas e profissionais dos quadros dos PALOP, que trabalham nas áreas de gestão fiscal e planeamento dos referidos departamentos ministeriais.

 

A participante Aquilza Luiz Rocha, da Direcção Geral de Planeamento do Ministério das Finanças, Comércio e Economia Azual de São Tomé e Príncipe está expectante com os resultados do encontro.


“Acho que foi uma boa iniciativa. Espero sair com mais conhecimentos sobre o quadro fiscal. Nós trabalhamos com despesas de médio prazo e será importante para os trabalhos futuros”, disse.


Khopre Munapeia da Direcção Nacional de Planificação e Orçamento do Ministério da Economia e Finanças de Moçambique considera o encontro “extremamente importante” pelo facto de estar direcionado aos cinco países de expressão portuguesa.


“Temos aqui cinco países representados. Como a realidade africana para os PALOP´s é quase similar a troca de experiência que está acontecer nesta formação é extremamente importante. Pretendo perceber como cada país teve sucesso nos aspectos de gestão macro fiscal. Temos questões de gestão de finanças públicas de Moçambique e, algumas dificuldades que esperamos superar com a ajuda e experiência do FMI”, concluiu.


Esta cooperação bilateral dos PALOP´s (Angola, Cabo Verde, Guiné – Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) visa a implementação de acções de formação e assistência, para operacionalidade do Instituto de Formação em Gestão Económica e Financeira (IGEF), em Angola, com o apoio da União Europeia - UE e do FMI.

 

A formação sobre "Fortalecimento dos Quadros Fiscais de Médio Prazo" decorre de 13 a 24 de Março, no Instituto de Formação de Finanças Públicas - INFORFIP, realizada pelo IGEF dos PALOP e Timor Leste em concertação com o Regional Technical Assistance Center - RTAC in Southern Africa - AFRITAC South.

 

Notícias Mais Lidas

Notícias Recentes