noneA carregar...
Saltar para o conteúdo

Secretários Gerais assumem compromisso para melhorias da gestão pública

Por  Minfin | 04/03/2017 12:24

Quarenta Secretários Gerais e Equiparados integrados na Administração Directa e Indirecta do Estado terminaram com sucesso, o curso sobre Gestão Orçamental e Financeira Públicas, organizado pelo Instituto de Formação de Finanças Públicas - INFORFIP.

A referida acção de capacitação incidiu nos aspectos técnico-profissional, com ênfase para os conhecimentos teórico-práticos para responsáveis das áreas da gestão orçamental.

No final, os formandos manifestaram – se satisfeitos com o êxito da iniciativa do INFORFIP.

“O despacho que orienta esta formação é sempre na perspectiva do rigor, melhorias qualitativas da despesa pública. Este género de iniciativas acabam por incitar à camaradagem, e troca de experiências entre os diferentes Secretários Gerais”, disse a Secretária Geral do Ministério do Urbanismo e Habitação, Marioneta Cambuandy.

Para Fuki Carlos, Director de Finanças do Tribunal Constitucional, a acção resulta do mecanismo criado pelo Executivo para melhorar a realização da despesa pública e a transparência.

“Acredito que a partir de agora estamos todos em condições de não cometermos mais erros sobretudo por desconhecimento, porque muitas vezes a má gestão não tem a ver apenas com as más práticas mas sim com o desconhecimento na sua aplicabilidade”, argumentou.


A Certificação em Gestão Orçamental e Financeira Públicas para Secretários Gerais e Equiparados decorreu de 31 de Outubro de 2016 a 3 de Março de 2017. Esta iniciativa pedagógica é destinada aos Gestores Orçamentais dos Departamentos Ministeriais, Governos Provinciais, Missões Diplomáticas, Órgãos Dependentes, Institutos Públicos, Serviços Públicos e os Fundos Públicos, em conformidade com o Decreto Presidencial, n.º 175/15, de 16 de Setembro.

 

 

 

 

Notícias Mais Lidas

Notícias Recentes