noneA carregar...
Saltar para o conteúdo

Ministro das Finanças aborda reforço da cooperação com homólogo espanhol

Por  Minfin | 28/02/2017 23:28

O Ministro das Finanças, Archer Mangueira discutiu nesta segunda-feira, em Madrid, o reforço das relações de natureza económica e financeira entre Angola e o Reino de Espanha.

No encontro com o Ministro espanhol da Economia, Indústria e Competitividade, Luís de Guindos, o Governante angolano deu a conhecer que o país está num processo de adaptação para um novo paradigma económico e  para tal, solicita apoio de empresas espanholas.

 

De acordo com Archer Mangueira, Angola conta com as empresas espanholas para  fazer com que o país volte a ser multi-exportador, mas para tal, precisa alterar o actual modelo económico e produtivo para acabar com a sua dependência no petróleo.

 

Na ocasião acrescentou que o país “necessita de investimento estrangeiro em sectores estratégicos, como infra-estruturas, energias renováveis, saúde, novas tecnologias ou agro-alimentar”.

 

O Titular da pasta das finanças reuniu igualmente com a Secretária de Estado do Comércio, Maria Poncela, que destacou os esforços que Angola tem empreendido com vista a reduzir a despesa pública, e recordou as medidas que a Espanha coloca à disposição das empresas para cofinanciar projectos de investimentos em Angola.

 

No âmbito da visita a Madrid, Archer Mangueira, manteve encontros com responsáveis do Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) e participou do encontro de Negócios Espanha-Angola, iniciativa conjunta do Ministério do Comércio, Agência Espanhola de Exportação e Investimentos, Confederação Espanhola de Organizações Empresariais e pela Câmara de Comércio   de Comércio da Espanha.

 

Dados da confederação espanhola de empresas indicam que actualmente existem cerca de 50 empresas espanholas a trabalhar em Angola, o segundo destino mais importante na África Subsaariana.

 

Notícias Mais Lidas

Notícias Recentes